6 de outubro de 2009

O que é preciso para ser jornalista online?



Há poucos dias, o Novo em Folha (blog de treinamento da Folha) postou sobre o assunto, a partir de um fórum no site "Guardian Careers". Como o site é inglês, não há possibilidade da autora do blog (por falta de conhecimento do idioma) colocar todos os pontos levantados. Portanto, colocarei dois publicados no Novo em Folha.

Dicas para ser bom jornalista online:

- Demonstre paixão pelo digital, ou seja, seja ativo no mundo online, use a Internet, tenha um perfil online, entenda comunidades, entusiasme-se com a capacidade de alcançar as pessoas pela rede, descubra as últimas atualizações.
- Conheça recursos de SEO (otimização de sites) e a importância de linkar para outros lugares: dê aos leitores história, mas também um link para vídeo, para um documento online, para uma página do Facebook etc. Notícias vêm em pacotes agora.
- Entenda como o RSS funciona e como isso pode melhorar sua obtenção, produção e distribuição de notícias.
- Relacione-se com as comunidades online de sua área de cobertura.
- Tente experimentar e errar em todos os tipos de mídia.

Para migrar para o jornalismo online:

- Construa sua reputação e seus contatos a partir do que você escreve. Tente mostrar credibilidade.
- Ofereça trabalhos de graça: cartas ao editor, críticas a shows de bandas locais, poesia, qualquer coisa; a exposição de seu trabalho vai agregar à diversidade e às escolhas.
- Tente aprender conhecimentos técnicos, como o básico de HTML. Isso ajudará a se comunicar melhor com os programadores de sua empresa.

Um comentário:

Anderson Siqueira disse...

Boas dicas! Acho que sou um bom jornalista online então.
=P