23 de setembro de 2009

MondoMúsica: Nevermind, do Nirvana, completa 18 anos

Matéria publicada em 12 de setembro de 2009 no site FUNtástico!.

Um dos discos mais importantes do rock chega à maioridade

Que o Nirvana foi uma das maiores e mais influentes bandas de rock dos anos 90, todo mundo sabe. Após 15 anos da morte de Kurt Cobain, completados neste ano, o Nirvana ainda é lembrado e considerado autor de uma das obras-primas, não só do “grunge”, mas do rock produzido no século XX. O álbum “Nevermind”, lançado em setembro de 1991, completa 18 anos e mostra que o que veio depois foram inspirações naquele trio que abalou o início dos anos 90.

Famoso pela capa em que um bebê dentro d’água acompanha uma nota em dólar presa ao anzol, “Nevermind”, segundo álbum do Nirvana, abriga os sucessos “Smells Like Teen Spirit”, “Come As You Are”, “On a Plain” e “Lithium”, entre outros, claro. O disco foi sucesso de crítica pela variada sonoridade, pela capa e pelas 12 belas canções, em sua maioria, compostas por Kurt.

O disco também foi sucesso de público. Vendeu mais de 35 milhões de cópias. A revista Rolling Stone elegeu “Nevermind” a melhor capa de disco de todos os tempos. O álbum anida foi eleito o segundo melhor da história do rock, perdendo apenas para “Revolver”, dos The Beatles.

CD, DVD e vinil com inéditas do Nirvana serão lançados em novembro

Uma boa notícia para os eternos fãs do Nirvana. A gravadora Universal lançará no dia 03 de novembro, “Nirvana live at Readind”. Um CD e DVD de um show lendário e inédito da banda realizado no festival britânico de Reading, em 1992.

“Nirvana live at Reading” foi considerado pela revista “Kerrang”, o melhor entre os 100 concertos que emocionaram o mundo. Além do CD e do DVD, será lançado, em versão especial para os fãs, um álbum duplo em vinil (LP), com data prevista para 17 de novembro.

O disco reunirá canções de “Nevermind”, de “Bleach” (1989), primeiro álbum do trio, e faixas até então inéditas, que foram incluídas no “In útero” (1993), o último álbum gravado em estúdio do Nirvana. Agora, é só esperar!

Redação: Flávia Pereira
Edição: Paula Tavares
Foto: Divulgação

Nenhum comentário: