
A Arte de Escrever ao Gosto do Público, Marquês de Sade
“Ensina que a melhor das idéias não vale nada se não vier embalada num texto que dê prazer ao leitor. Ou seja, o repórter nunca pode ser sádico com quem o lê.”
A Luta, Norman Mailer
“Ensina a mostrar o que há de épico num simples evento esportivo.”
A Vida de Rossini, Stendhal
“Ensina que jornalismo cultural não é só arte e espetáculo. É também comportamento, drama humano, mexericos sociais.”
As Noites Revolucionárias, Restif de la Bretonne
“Ensina a trazer os eventos políticos para o dia-a-dia das pessoas.”
As Religiões do Rio, João do Rio
“Ensina que a curiosidade que mata gatos é a maior virtude do repórter.”
Aventura de Miguel Littin Clandestino no Chile, Gabriel García Marquez
“Ensina como fazer com que uma reportagem policial tenha o mesmo suspense de um bom romance.”
Cartas Inglesas, Voltaire
“Ensina a falar de outros países sem perder a perspectiva do lugar de origem.”
Chatô: O Rei do Brasil, Fernando Morais
“Mostra como resumir uma situação política valendo-se de um personagem.”
Chega de Saudade, Ruy Castro
“Ensina a desmistificar um movimento cultural esmiuçando as biografias de seus personagens.”
Meia-Noite no Jardim do Bem e do Mal, John Berendt
“Ensina a usar o “olhar estrangeiro” - no caso, um ianque entre sulistas - para criar um texto saboroso.”
Nicarágua, Tão Violentamente Doce, Julio Cortázar
“Ensina a ser panfletário sem perder a classe.”
O Turista Aprendiz, Mário de Andrade
“Ensina a ser curioso e procurar coisas interessantes fora dos circuitos das agências.”
O Reino e o Poder - Uma História do The New York Times, Gay Talese
“Ensina como montar uma reportagem extensa. É útil também por falar do melhor jornal do mundo.”
Paris é uma Festa, Ernest Hemingway
“Mostra que quem escreve perfis de escritores tem que aprender a lidar com gente esquisita.”
Uma Viagem Sentimental, Lawrence Sterne
“Ensina a ter sensibilidade para captar modos de vida de lugares diferentes.”
Boa leitura!!!
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