Há um tempo que eu queria comentar sobre isso aqui no blog. Como algumas emissoras dominam certas coisas. Como todos sabem, a Rede Globo de Televisão manda em tudo, não é mesmo? E no futebol não é diferente. A emissora tem os direitos de transmitir vários torneios de futebol. São campeonatos estaduais, Copa do Brasil, Copa Libertadores da América, Campeonato Brasileiro e outros. E alguns rendem à emissora alguns milhões em sua conta bancária, como a "Libertadores".
Este ano, quando li em jornal, que a Globo impediria qualquer emissora de acompanhar os jogos da competição do gramado - o melhor lugar pra se acompanhar um jogo - fiquei indignada. Afinal de contas, o jornalismo, sendo esportivo ou não, deve ter a tão famosa e sonhada "liberdade de expressão e/ou imprensa". E daí eu pergunto: submeter-se às regras da Rede Globo é justo? Isto é o verdadeiro jornalismo? Livre para informar??
Pois bem, os jornalistas não podema acompanhar os jogos do gramado, somente das cabines. É claro que quem trabalha em TV, com imagens nem vai ao jogo, não é mesmo? A emissora após a transmissão exclusiva da partida envia às emissoras alguns trechos dos jogos para reprodução com seu símbolo "maquiavélico". No final temos de chamar isso de jornalismo. Isto é um capítulo.
Capítulo 2: Ontem, domingo à tarde, estava assistindo ao programa "Bola na rede" da RedeTV!. O apresentador Fernando Vanucchi chamou o "vivo" do repórter Rodrigo Cabral. Ele relatou a dificuldade que foi para fazer as imagens da partida entre Santo André x Corinthians pelo Campeonato Paulista. De acordo com o repórter, a cabine dé imprensa do estádio do Santo André é muito pequena. Com isso, não dava para todas as emissoras gravarem as imagens da cabine. O que foi feito?
As emissoras que têm o direito de transmissão do Paulistão 2009 é a Globo e a Bandeirantes. Como a cabine era pequena somente estas emissoras puderam ficar lá. O repórter e o cinegrafista como não podiam ficar sem as imagens do jogo, subiram na laje do estádio para gravar as imagens. Mas a polícia os tirou de lá. Para onde ir? Como fazer as imagens? A solução foi fazer as imagens do meio da torcida mesmo.
O que mais assusta, o que mais nos revolta é o poder que alguns têm porque compraram direitos. Porque eles têm dinheiro para colocar no bolso da CBF, dos clubes e de todos os envolvidos nestes campeonatos. E quem não tem os direitos? E quem não tem dinheiro? Ficam sem informar?
Nenhum comentário:
Postar um comentário